Microsoft usa inteligência artificial para promover acessibilidade

Em comemoração ao Dia internacional das Pessoas com deficiência empresa divulga recursos de legendas para Skype e Powerpoint

 

No dia 3 de dezembro a Microsoft apresentou um novo recurso de legendas ao vivo para o Skype e PowerPoint em celebração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma iniciativa ONU. O aplicativo Skype é conhecido como uma rede social de videochamadas online e agora contará com legendas em tempo real, uma ferramenta de inclusão para facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva.

Para ativar as legendas em uma chamada é só clicar no botão + que aparece na tela e selecionar “ativar legenda”. Mas, se você deseja habilitar a live legendas para todas as conversas no Skype, selecione sua imagem de perfil > Configurações > Chamadas > Legendas de chamadas > Mostrar as legendas de todas as chamadas de voz e vídeo.

Assim que habilitadas, as legendas irão rodar na chamada automaticamente, mas também ficarão registradas em outra guia para que possam ser acessadas facilmente e lidas posteriormente.  

Outro conhecido programa da Microsoft, o PowerPoint, ganhará em sua mais nova versão a função de closed caption (legendas automáticas) na produção de slides. Essa foi outra solução da empresa para que pessoas com deficiência auditiva possam utilizar seus programas com autonomia e praticidade. Mais uma vez com uso da inteligência artificial, de acordo com a empresa, o programa reconhecerá 10 línguas faladas e poderá transcrever e traduzir automaticamente para mais de 60 idiomas.

A nova ferramenta do Skype já está disponível para versão 8 tanto para computadores quanto para dispositivos móveis e faz parte de um projeto de inteligência artificial da Microsoft, que também está desenvolvendo programa de tradução simultânea, em fase de teste. Já para o PowerPoint Office 365, a previsão de uso do novo recurso é para o final de janeiro de 2019. A promessa da Microsoft é de um desenvolvimento tecnológico com atenção em acessibilidade,e pretende quebrar também as barreiras da língua na comunicação. Consequentemente, a empresa estará contribuindo para uma sociedade digital cada vez mais inclusiva. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s