Stickers de captions no Instagram: mais um passo em direção à acessibilidade.

Por Daniela C. C. Souza

Edição Lucinéa Villela

Facebook, TikTok, LinkedIn, cada vez mais as redes sociais têm ganhado espaço no mundo digital. O Instagram sem dúvida é o queridinho dos usuários e permite compartilhar e editar fotos e vídeos para trabalho, estudo, lazer e até mesmo para compra e venda de produtos.

De acordo com o site eMarketer (2020), a estimativa de seguidores do Instagram pelo mundo em 2021 é de 1.074 bilhões, ou seja, um aumento de 73,5 milhões de seguidores em relação ao ano anterior. De fato, esses dados chamam a atenção e nos levam a pensar: diante de tantos usuários e dos vários recursos audiovisuais oferecidos, o quão acessível o Instagram tem se tornado para as pessoas com deficiência auditiva?

O Brasil é o 3º país com mais usuários ativos no Instagram (ABC Repórter, 2021). Se considerarmos que ao menos 5% da nossa população possui alguma condição relacionada à surdez (IBGE, 2020), cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva não têm acesso aos áudios do aplicativo. 

Pensando em inclusão, o Instagram tem lançado alguns recursos que podem tornar as publicações mais acessíveis, dentre elas, o Alt Text (texto alternativo) que, embora não seja tão preciso, faz a descrição automática de imagens. Outro recurso é a legenda automática em vídeos do IGTV que está disponível em 16 idiomas, incluindo o português.

O mais novo recurso lançado em maio de 2021 para esse aplicativo é o Caption Sticker que ao ser adicionado nos stories ou reels produz legenda automática, sendo possível alterar sua cor e posição. Infelizmente, por enquanto, a função está disponível apenas em países de língua inglesa, mas espera-se que chegue logo ao Brasil.

O lançamento do recurso foi extremamente comemorado entre os pordutores de conteúdo digital que pensam no público com deficiência auditiva e também em permitir que em ambientes com muito ruídos possamos compreender o que está sendo falado nos áudios.

Jessica Worb, criadora canadense de conteúdo digital, ensina os passos para postagens com o Caption Sticker. https://later.com/blog/add-captions-to-instagram-stories/

Seguem os passos para a postagem com Caption Sticker.

Passo #1 Abra a câmera dos Stories do Instagram ou do Reels e grave um vídeo ou carregue um vídeo de sua câmera.

Passo #2 Depois de carregar ou gravar o vídeo, toque no ícone de Sticker. 

Créditos: Foto do blog de Jessica Worb  https://later.com/blog/add-captions-to-instagram-stories/

Passo #3- Selecione o sticker “Captions”.

Créditos: Foto do blog de Jessica Worb  https://later.com/blog/add-captions-to-instagram-stories/

Passo #4- Nessa fase, você pode escolher um dos quatro formatos de texto, mova o texto ao redor da tela e mude a cor.

Créditos: Foto do blog de Jessica Worb  https://later.com/blog/add-captions-to-instagram-stories/

Prontinho! Você terá sua fala com caption.

Para os usuários de países onde o recurso ainda não está disponível, como o Brasil, é possível incluir legenda ou caption de forma manual. Basta digitar o texto em sobreposição à sua fala. 

Créditos: Foto do blog de Jessica Worb  https://later.com/blog/add-captions-to-instagram-stories/

Jessica Worb ainda alerta aos produtores de conteúdo no Instagram que a inserção de caption não é útil apenas para os usuários que estão assistindo a postagem sem áudio, mas principalmente para mais de 5% da população mundial (446 milhões de pessoas) que possuem deficiências auditivas.

É importante lembrar também que embora a legenda seja uma forma de acessibilidade, ela não atinge todo esse público. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação da comunidade surda  por meio da Lei 10.436/2002 e, portanto, é urgente que haja a inserção de janela de Libras, mesmo que seja por aplicativos como HandTalk, dentro do Instagram. Esse recurso poderia ser disponibilizado em tamanho adequado para que a pessoa com deficiência auditiva  possa ter as mesmas experiências que o ouvinte.

Fontes de pesquisa:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s