Bauru recebe exposição itinerante do Memorial da Inclusão

Com o tema “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro” a exposição fica na Biblioteca Municipal “Rodrigues de Abreu” até o dia 5 de julho

    Segundo a Secretaria do Estado de São Paulo, desde 2010, o Memorial da Inclusão conta com duas versões itinerantes. Compostas por painéis interativos, a exposição viaja pelo interior paulista e também pelo Brasil afora. No dia 7 de junho, a exposição itinerante “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro” chegou à cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo, como uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do Memorial da Inclusão.

LRM_EXPORT_20180703_163741

#Pracegover: No centro da imagem encontramos os dizeres “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro”. Ao fundo da foto estão quatro painéis da exposição voltados para o centro formando um quadrado. No centro, uma árvore de madeira com vários post-it verdes colados em sua copa.

    Essa exposição busca interpretar a diversidade corporal dos personagens do folclore permitindo uma interação sensorial com o visitante, despertando a sua curiosidade para uma exploração das percepções corporais. Ela traz as lendas do Saçi-pererê, Curupira, Iara, Mula Sem-Cabeça, A lenda da Mandioca e O Nascimento da Noite. Com um painel interativo, onde o visitante pode tocar e sentir a obra, ele possui uma caixinha onde as pessoas podem colocar a mão e sentir diferentes texturas e formatos que se relacionam com as histórias contadas.

LRM_EXPORT_20180703_163623.jpg

#Pracegover: Na imagem, um homem de blusa azul está na frente do painel com a obra “Curupira”. Ele está usando fones de ouvido para ouvir a audiodescrição da lenda folclórica e em sua frente encontra-se um tablet que indica a opção em libras.

    Para retratar as lendas folclóricas brasileiras, a exposição traz acessibilidade sensorial também através de painéis com desenhos dos personagens em xilogravuras. As obras contam também com a audiodescrição das histórias e uma tela com libras para trazer a reflexão sobre a importância da acessibilidade sensorial em uma celebração da cultura popular brasileira em união com a proposta de uma sociedade mais inclusiva.

    Voltada para o público em geral, a exposição não limita os visitantes por idade, sendo muito frequentada por crianças, com visitas das escolas municipais da cidade de Bauru. A exposição também foi visitada pelo Lar Santa Luzia Para Cegos. Josiane, de 25 anos, é deficiente visual e frequentadora do lar, ela declara que a audiodescrição é muito boa porém, para ela, a xilogravura deixou a desejar. “O áudio deu para entender bem, mas o desenho em si do painel não deu muito bem para perceber”, comenta. Sua obra favorita foi a lenda de Iara, a sereia.

LRM_EXPORT_20180703_163649

#Pracegover: Na foto, uma menina com blusa azul está de frente para o painel com a obra “Iara”. Ela toca o desenho de xilogravura da sereia, enquanto usa fones de ouvido para ter acesso à audiodescrição da lenda.

    A exposição também possui uma árvore cenográfica ao centro, onde os visitantes podem deixar o seu recado e contar como foi a experiência. A entrada é gratuita e as obras permanecerão em Bauru até o dia 5 de julho, na Biblioteca Municipal “Rodrigues de Abreu”, localizada no prédio do Centro Cultural e Teatro Municipal, Avenida Nações Unidas 8-9, nos horários de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 9h às 12h. Para maiores informações, (14) 3232-4343.

LRM_EXPORT_20180703_163756

#Pracegover: Na imagem a árvore de mdf com vários post-it verdes com recados dos visitantes. No seu tronco temos a figura ilustrada dos personagens folclóricos Saçi-pererê e Curupira.

LRM_EXPORT_20180703_163725

#Pracegover: Na imagem uma foto aproximada de um post-it verde escrito “Show de Acessibilidade 10/10”. No canto inferior direito da imagem também aparece outro recado “Bem legal e muito criativo” com o desenho de um coração. Ao fundo da foto aparece o painel com a história “Nascimento da Noite” com as cores roxo e branco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s