Aplicativos para substituir o telefone

TabletwebUma das maiores barreiras às pessoas com deficiência auditiva é falar ao telefone. Embora algumas pessoas consigam realizar ligações sem problemas, muitos outros passam por dificuldades nesta hora. O problema é ainda maior quando procuramos por serviços como taxis ou pedidos de comida, já que as linhas telefônicas destes estabelecimentos sempre estão com bastante ruído e barulho.

Contudo, a tecnologia digital tem evoluído muito nos últimos anos. Assim, milhares de aplicativos foram desenvolvidos para facilitar algumas atividades dos usuários. Mesmo que quase nenhum tenha sido criado exclusivamente para a comunidade surda, muitos deles podem ser uma excelente opção para essas pessoas, já que oferecem serviços que substituem o uso do telefone.

Confira abaixo uma lista com esses aplicativos:

Para pedir comida:

Ifood: O aplicativo reúne mais de 6 mil restaurantes espalhados por todo país. Para utilizá-lo, você deve fazer um cadastro e informar seu CEP. Automaticamente, o programa te mostrará quais são os restaurantes disponíveis para sua região. A partir daí, você pode ver o cardápio de cada estabelecimento e fazer seu pedido, sem precisar utilizar o telefone.

PedidosJá: Funciona de modo muito parecido com o “Ifood”. Apesar de ter uma base de dados um pouco menor em relação ao concorrente, ele cobre outros países da América Latina, permite comentários dos usuários e aceita instruções especiais para cada pedido (por exemplo: “carne ao ponto” ou “sem cebola”).

Para chamar um táxi:

99Taxis: Provavelmente é o mais utilizado e com mais opções. Permite que você escolha o táxi de acordo com a forma de pagamento (dinheiro, cheque ou cartão), localiza quais são os taxistas mais próximos ao seu local e você ainda pode acompanhar, em tempo real, o trajeto que o taxista faz até chegar a você.

EasyTaxi: Embora esteja disponível em menos regiões, segue a mesma linha do “99Taxis”. Destaque para a possibilidade de entrar em contato com o taxista caso ocorra algum imprevisto.

TaxiBeat: Disponível apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, também tem funcionamento semelhante aos seus concorrentes. É popular em alguns países da Europa e vem sendo elogiado bastante por seus usuários.

Para serviços de emergência:

Agentto: É um aplicativo de segurança feito para você conseguir entrar em contato com amigos, familiares e até a própria polícia em situações de perigo. O alerta feito a sua “rede de confiança” (pessoas que você cadastra no site como “confiáveis”) é emitido sem precisar ser feita nenhuma ligação. Excelente aplicativo até para quem não tem problemas auditivos!

Porto Seguro: A seguradora “Porto Seguro” desenvolveu um aplicativo que permite que seus segurados solicitem serviços de assistência 24 horas, como guinchos ou mecânicos, sem precisar ligar para a Central de Atendimento. O cliente ainda pode acompanhar a chegada da assistência através de um mapa em tempo real. Uma boa inciativa da Porto Seguro, que poderia ser utilizada por outras seguradoras também.

Extra – Treinamento auditivo: 

Rehabilitation Game: Este programa foge da linha dos outros, pois não substitui o telefone. Porém, foi feito exclusivamente para usuários de implante coclear. A empresa Neurelec desenvolveu um aplicativo para treinamento auditivo, com o modo “crianças” e “adultos”. Excelente para o recém-implantado praticar a reabilitação auditiva e conferir seu progresso.

Todos os aplicativos apresentados são gratuitos e estão disponíveis na Play Store, para dispositivos Android, ou na Apple Store, para dispositivos iOS. E aí, tem mais alguma sugestão? Compartilhe conosco!

 

* Por Renan Fantinato. Matéria adaptada e cedida pela parceria com a ADAP (Associação dos Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear). Confira o texto originalmente publicado aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s