TV Ines: Uma webTv brasileira acessível

Ela está entre as 5 redes de TV do mundo que produzem todo seu conteúdo com recursos de tradução audiovisual

A emissora é uma parceria entre a Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a TV Escola/Roquette Pinto Comunicação Educativa (ACERP). Juntas, estas empresas trazem um canal com propostas em cultura e educação para a comunidade surda, com programas voltados a libras como além do compromisso com a produção de uma comunicação acessível nos boletins jornalísticos e reportagens. Um exemplo é o “Boletim Primeira Mão”, um dos programas mais aclamados do canal. Em 2018, a TV Ines completou quatro anos de atividade e propôs recentemente o primeiro programa de telejornalismo esportivo, principalmente sobre futebol, totalmente acessível, nomeado “Mão na Bola”.

TV Inesp se apresenta como uma webTv que tem em seu cerne o compromisso com a acessibilidade e a informação, seus programas jornalísticos são referência para a comunidade surda. O programa “Visual”, é o primeiro telejornal diário que traz as principais notícias do universo surdo, do Brasil e do mundo traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Além disso, a emissora também produz conteúdos com outras formas de tradução audiovisual acessível, como legendas e a Audiodescrição para cegos. Pioneira no brasil em produzir conteúdos totalmente acessíveis para a comunidade surda, com o slogan “TV INES: Acessível Sempre”, o INES e o ACERP viabilizam a primeira webTV em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas e locução. Existem apenas 5 emissoras no mundo que produzem esse tipo de conteúdo, e a TV Ines é uma delas. Com as discussões sobre acessibilidade na web em voga no mundo, se faz importante valorizar a presença de uma iniciativa brasileira em um cenário de inclusão em comunicação digital.

Além de programas jornalísticos, a TV Ines possui uma grande variedade de conteúdos de entretenimento, educação, filmes e documentários e infantis. Os conteúdos da TV Ines podem ser acessados pela internet no site ou na plataforma de vídeos do Youtube

A Roquette Pinto também desenvolveu aplicativos da webTv que podem ser baixados gratuitamente para aparelhos com sistema Android, iOS e Windows Phone.  O objetivo é facilitar ainda mais acesso a informação com o uso de smarthphones e ganhar uma maior interação com o público, que pode enviar sugestões e conteúdos para a emissora. O aplicativo está disponível também para SmartTv.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s