Samsung aposta em acessibilidade com tecnologia no Brasil

A marca foi premiada por suas ações e recebeu o Selo de Acessibilidade Digital pelo seu site

A Samsung Brasil conquistou recentemente dois ouros na etapa nacional do AMPRO (Associação de Marketing Promocional) Globes Awards 2018, por uma intervenção cultural, a “Cabine Surda”.

O “AMPRO Globes Awards” é a etapa nacional do maior prêmio de Live Marketing do mundo, realizado pela MAAW – Marketing Agencies Association Worldwide e ação foi vencedora nas categorias Melhor Ativação De Marca e Melhor Projeto de Responsabilidade Social, Ambiental e Educacional.

Em abril deste ano, a Samsung realizou uma intervenção cultural na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, uma cabine interativa especial com o slogan Samsung Social “Iniciativa para o mundo desafiar barreiras”. A instalação tinha o objetivo de promover projeto “Teatro para Todos os Ouvidos” e proporcionar ao público geral a experiência de empatia ao assistir uma peça como um surdo ou pessoa com deficiência auditiva de maneira acessível.

Confira mais da iniciativa de live marketing realizada pela Samsung:

https://www.youtube.com/watch?v=RbFJ7rqlTSc&t=4s

Realizando a ação de marketing de maneira criativa e explorando a temática inclusiva, a Samsung apresentou para o público o seu novo produto, o seu novo óculos de realidade virtual. A intervenção disponibilizou os óculos de realidade virtual Samsung Gear VR, para o público em geral ter uma experiência de empatia, assim como o projeto “Teatro para Todos os Ouvidos” disponibilizou o produto para surdos ou pessoas com deficiência auditiva conseguirem assistir as peças de teatro sem a necessidade de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

br-gear-vr-sm-r325nzvazto-setblack-75797465

#PraCegoVer Na imagem está o modelo de óculos virtual. Ele é feito como uma venda para os olhos mas com a parte da frente sendo um vistor tecnológico preto e possui inscritos o nome do modelo e da marca “Samsung” e “Gear VR”. Foto: Samsung

Por meio de uma tecnologia inovadora da marca o Gear VR possui um microfone capta a fala dos atores e a transforma em legendas em tempo real. De acordo com a empresa, a ação impactou cerca de 50 mil pessoas durante os três dias na Avenida Paulista, e foram realizadas 250 sessões dentro da cabine.

Capturar

A foto mostra a cabine na avenida paulista. Ela tem paredes e portas azuis, podem ser lidos os inscritos “Teatro Para Todos os Ouvidos” e “Samsung Social” em branco. Na frente, um segurança conversa com uma senhora. Em volta da cabine diversas pessoas transitam pela rua. 

A Samsung Brasil conseguiu unir novamente cultura e acessibilidade ao desenvolver o aplicativo “Samsung Áudio Acordes”, lançado em agosto deste ano. O aplicativo é gratuito e tem como objetivo ensinar pessoas cegas ou com deficiência visual a tocarem violão. As aulas são em áudio e começam pelo nível básico ao avançado. A tecnologia promete o aprendizado do instrumento baseada em um sistema de voz que dita os acordes das músicas no momento exato em que eles devem ser tocados tornando o aprendizado mais prático e intuitivo.

Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=-lf-uOmb6bw&feature=youtu.be

A marca também explora os aspectos da acessibilidade por meio das suas plataformas digitais. Apesar da acessibilidade digital estar prevista na Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), são poucas as plataformas que possuem os requisitos necessários. O site da Samsung possui o Selo de Acessibilidade Digital, concedido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Apenas sete websites de instituições públicas e privadas foram certificados pelo novo selo, criado em maio deste ano.

O critério para emissão do selo é bastante rigoroso e segue as diretrizes do World Wide Web Consortium (W3C) Brasil. Para isso, a Samsung implementou em seu site diversos recursos, entre eles a ferramenta “Hand Talk” de tradução para libras, e adaptações para que os leitores de tela possam ler todo o conteúdo do site para pessoas cegas e o alto contraste, fontes maiores para pessoas com baixa visão.

Já nas redes sociais, a empresa utiliza das legendas descritivas de todas as imagens publicadas nas páginas do Facebook e instagram com a #PraCegoVer (link da matéria) desde 2017.

Saiba mais sobre os projetos da Samsung clicando nos links abaixo:

(www.samsung.com.br/samsungconecta / www.samsung.com.br/audioacordes

www.samsung.com.br/samsungmais / www.samsung.com.br/samsungsocial)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s