Universidade de Southampton oferece curso online gratuito em acessibilidade digital

O curso oferecido pela plataforma FutureLearn é uma ótima oportunidade para aprender sobre tecnologia em língua inglesa

Com início no dia 8 de outubro, a plataforma britânica FutureLearn divulga um curso online com o tema “Acessibilidade Digital: Promovendo a participação na sociedade da informação”. O curso é resultado de uma parceria entre a Universidade de Southampton e o MOOCAP, um projeto europeu que tem a intenção de promover educação em design acessível.

O curso tem a duração de 5 semanas e serão 8 universidades discutindo acessibilidade digital, desde o seu desenvolvimento até o ponto de vista do usuário com estudos de caso e novas tecnologias. Além de ser um estudo aprofundado do tema com  os conteúdos mais recentes sobre requerimentos legais e guias para WEB, aparelhos móveis, documentos etc.

A intenção deste curso é ajudar o participante a entender quais as barreiras e dificuldades no uso das tecnologias digitais para deficientes sensoriais, físicos e cognitivos. O curso vai focar em como o uso de um design acessível e inclusivo pode superar essas dificuldades. Quando se tem um melhor entendimento sobre as necessidades do usuário, as tecnologias podem ser desenvolvidas para serem acessíveis e construir um ambiente inclusivo.

De acordo com a plataforma de inscrição, neste curso você descobrirá como fazer uma diferença importante nas vidas dessas pessoas e o público que se pretende atingir é bem variado.

Idioma: inglês

Responsáveis pelo curso: O professor Mike Wald, que promove um grupo de pesquisa ECS Acessibilidade na Universidade de Southampton.

E.A. Draffan, pesquisadora chefe e membro do grupo ECS Acessibility,  professora é terapeuta em discurso e linguagem com interesses em tecnologias assistivas e acessibilidade digital.

Abi James, uma pesquisadora do mesmo grupo, com enfoque em como utilizar ferramentas para a acessibilidade e usabilidade digital com estudantes deficientes.

Quem pode fazer?

O curso é especialmente para: desenvolvedores de sites, design ou profissionais de marketing, ou qualquer pessoa que produza conteúdos específicos que utilizam tecnologia, trabalhadores que podem descobrir como as tecnologias acessíveis podem incrementar no marketing dos seus produtos e serviços. Você vai aprender como a tecnologia pode ajudar em casa, nos estudos e no trabalho.

Conteúdo:

O que é acessibilidade digital?;

Acessibilidade digital e Negócios;

A relação entre acessibilidade, usabilidade e experiência do usuário;

Desafios e barreiras enfrentados pelas pessoas com deficiência;

Barreiras em vídeos e áudios;

Legendagem e audiodescrição;

Criação, monitoramento e desenvolvimento de documentos web e serviços de acessibilidade;

Leitores de Tela, braille e o acesso às tecnologias;

Guias, panoramas e princípios sobre WEB Acessível segundo o design universal.

Custo:

O curso é totalmente gratuito, tendo também a possibilidade de pagar sua inscrição em busca de materiais extra e um certificado personalizado. Para se inscrever é só clicar no link:

https://www.futurelearn.com/courses/digital-accessibility

Alguns links úteis para download oferecidos pela FutureLearn que te ajudam a estudar online:

https://www.futurelearn.com/learning-guide

https://about.futurelearn.com/blog/6-social-learning-tips

#FLaccessibility

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s