Secretaria da Cultura de Bauru realiza a 24ª edição do “Arte sem Barreiras”

O evento tem como intuito valorizar o talento da pessoa com deficiência

Com início nesta segunda-feira, 1 de outubro, o Festival “Arte sem Barreiras” é promovido pela Secretaria da Cultura de Bauru e já está na sua  24ª edição. “O intuito é mostrar especialmente como estas entidades utilizam a arte como forma de terapia e inclusão social”, declara Susana Godoy, diretora de Ação Cultural. O evento conta com apresentações artísticas para todos os gostos, com música, dança e cinema. As apresentações são realizadas pelas entidades de Bauru e região que atendem à pessoa com deficiência e são referências nacionais em reabilitação, como o Lar Santa Luzia para cegos, Sorri, as unidades da Apae de Bauru, Botucatu, Jaú e Lençóis-Paulista. “Para gente é um evento muito importante porque trata justamente do talento e evidencia a parte artística da pessoa com deficiência na sua habilidade e não na sua limitação”, finaliza Susana.

O evento também conta com uma parceria que vem de edições anteriores com a Unesp de Bauru, o grupo de pesquisa MATAV (Mídia Acessível e Tradução Audiovisual) estará presente realizando uma mostra de curtas acessíveis com voice over, audiodescrição e janela de Libras. Os filmes escolhidos para o evento são: “Inclusive Elas”, com direção de Ana Beatriz Stamato e “Sobre o Amor”, com a direção de Tofik Shakhverdiev.  O grupo formado por alunos da Unesp do projeto Biblioteca Falada produziu um Radiodrama com os usuários do Lar Santa Luzia e fará a apresentação do projeto.

Além das diversas apresentações artísticas, este ano o Festival “Arte Sem Barreiras” conta também com uma palestra cujo tema é “Tecnologia Assistiva aplicada em Educação e Cultura”. Os palestrantes são ligados ao Instituto Laratec para pessoas com deficiência visual. Os responsáveis pelo evento serão Robert Mortimer, que é coordenador técnico e engenheiro eletrônico formado pelo Massachussetts Intitute of Technology, e Leonardo Gleison Ferreira, que possui bacharelado em Marketing, graduado em Ciências da Computação e técnico em Tecnologia Assistiva.

A ideia da palestra é mostrar a Tecnologia Assistiva como ferramenta de independência e autonomia social para a pessoa com deficiência.

A realização do Artes sem Barreiras é da Secretaria Municipal de Cultura e a entrada para todos os eventos é gratuita.

Local:  Teatro Municipal – Avenida Nações Unidas, 8-9 – Centro – Bauru, São Paulo

Data:  1, 3 e 4 de outubro

Para mais informações: (14) 3232-4343 / 3232-1945.

Confira a programação completa:

Na segunda-feira dia 1, às 14h

  1. Apresentação de tango da Apae Bauru
  2. Apresentação musical de percussão com o Projeto Guri de Bauru
  3. Mostra de curtas sobre deficiência voice over, audiodescrição e LIBRAS. Debate sobre acessibilidade no audiovisual, promovido pelo grupo MATAV

Quarta-feira, dia 3

9h: Palestra “Tecnologia Assistiva aplicada em educação e cultura” com os colaboradores Robert Mortiner e Leonardo Ferreira do LaraTec (centro de tecnologia assistiva para deficientes visuais)

10h: Radiodrama, uma apresentação do Lar Escola Santa Luzia em parceria com o projeto Biblioteca Falada da Unesp de Bauru

14h: Apresentação artística de usuários das Entidades que atendem pessoas com deficiência em Bauru e região

Quinta-feira, dia 4

14h: Apresentação artística de usuários das Entidades que atendem pessoas com deficiência em Bauru e região

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s