Tecnologias a favor da acessibilidade por Bruna Chaves

vozmovel

As tecnologias são desenvolvidas para facilitar a vida de seus usuários e contribuir para melhorar sua relação com a sociedade. Atualmente observamos uma imensa variedade de produtos lançados para esses fins e a busca por recursos destinados a pessoas com deficiências vem crescendo continuamente. Sabemos que eles necessitam de assistência para serem inseridos de forma igualitária no meio social em que vivem.

No último dia 3 de dezembro, o Projeto Voz Móvel, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), lançou uma ferramenta eficaz e criativa para simplificar a utilização de smartphones por deficientes visuais.

O aplicativo, chamado CPqD Alcance, é compatível apenas a celulares que possuem tela sensível ao toque, a famosa geração “touch”. Dividindo-se a tela em seis áreas – tais como, atendimento de chamadas, configurações, envio de mensagens, entre outros – consiste em facilitar a localização das funções contidas no aparelho móvel. Após o toque na tela, o usuário é alertado, através de um sinal sonoro, a respeito do que foi selecionado. Dando um toque duplo, o serviço é então escolhido.

Há outros benefícios contidos no aplicativo, como, por exemplo, o despertador com lembrete de voz, o sistema que identifica a localização e facilita o deslocamento do individuo, além do tocador de música e do leitor de texto.

Nota-se, portanto, a autonomia que o CPqD Alcance traz para a vida de pessoas com deficiência visual à medida que o aplicativo é de fácil manipulação e dispensa a ajuda de terceiros.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s