TV INES e Prodeaf – a tecnologia para fins educativos!

Os surdos estão cada vez mais conquistando seu espaço na sociedade brasileira. Um dos passos mais importantes se refere à TV INES, a primeira emissora para surdos do país. A TV INES criada pelo Instituto Nacional de Educação para Surdos tem como objetivo atender aos surdos do Brasil e conta com toda sua programação em Libras. A emissora é online atende a diferentes públicos em sua programação, desde o infantil ao adulto.

O site oficial da emissora é: http://www.tvines.com.br/

Image

Outra conquista importante é o Prodeaf, talvez um dos aplicativos mais úteis da plataforma Android e na Apple Store que auxilia na tradução da linguagem brasileira de sinais (LIBRAS). O aplicativo foi desenvolvido com o auxílio de 40 surdos e teve o apoio do CNPq e de empresas como Bradesco Seguros, Wayra (telefônica) e do Sebrae. O investimento foi de mais de R$500 mil para sua criação.

O aplicativo pode ser instalado no celular pelo Play Store ou pela Apple Store e tem como principal funcionalidade reconhecer a voz do usuário e traduzir do português para a linguagem de sinais. Isto é feito através de um avatar e conta também com um dicionário instalado com 3.700 palavras.

O aplicativo é gratuito, e está em desenvolvimento também para as versões  iOS e Windows Phone. É a tecnologia sendo utilizada para romper barreiras na comunicação.

Mais informações, acessem www.prodeaf.net ou curta a página no face https://www.facebook.com/prodeafLibras.

Image

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s